A Língua Portuguesa tem seus conteúdos baseados na língua materna que tem como objetivo o seu uso nas relações comunitárias. A funcionalidade e a praticidade da língua devem ser ensinadas pelos professores, a fim de melhorar os laços comunicativos dos cidadãos, explorando uma aprendizagem social com a participação de todos de uma forma organizada e disciplina como acontece nos jogos ou em atividades culturais.
Uma proposta de mudança pressupõe uma concepção de homem como um ser social,por isso, o seu progresso depende de sua socialização. Um espaço cultivador de práticas sociais em que vive o educando com oportunidade para interpretação e reflexão sobre a linguagem como uma representação social com o objetivo de interação entre os membros de um grupo. Portanto, o professor deve conhecer a história da vida dos alunos, no seu meio familiar e cultural. E assim, a Língua portuguesa seja ensinada como um produto humano e social.
Nessa nova proposta de atividade, os conteúdos de Língua portuguesa devem ser articulados com os assuntos da dia-a-dia dos alunos. E assim, motivar o mesmo para querer aprender, desenvolvendo suas potencialidades. A socialização surge naturalmente com forte teor coletivo e significativo para todos.
No desenrolar desse processo, o professor ao empregar a Língua de forma pragmática está contribuindo para que o educando amplie seus conhecimentos e melhore a qualidade de comunicação, na mediada em que ele exercita sua fala , sua opinião, seu silêncio, defendendo seu ponto de vista., sua escrita. O grupo aprende a viver socialmente e também a se tornar um cidadão que domina a língua oral e escrita. E assim, cristalizar suas ações de modo que ocorram mudanças sociais, emocionais e intelectuais.